Governador de Roraima extingue benefício social 'Crédito do Povo'


Extinção do programa foi publicado no Diário Oficial do estado. Governo diz que benefício será substituído por outro programa ainda em elaboração.

Por G1 RR — Boa Vista
Beneficiários estavam sem receber benefício desde a gestão de Suely Campo (PP) — Foto: Alan Chaves/G1 RR/Arquivo


O governador Antonio Denarium (PSL) extinguiu, via decreto, o programa social "Crédito do Povo". O fim do benefício foi publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (13).

No decreto nº 27.752-E, Denarium cita a "impossibilidade de pagamento dos benefícios sociais de forma pontual, controlada e organizada" em razão do estado de calamidade financeira, decretado no início da gestão e prorrogado, em junho, até dezembro desde ano.

O benefício de R$ 120 era destinado mensalmente a ao menos 34 mil famílias carentes no estado, no entanto, desde outubro de 2018, na gestão da ex-governadora Suely Campos, estava em atraso. O programa é ligado à Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Criado em 2002, o programa inicialmente se chamava ''Vale Alimentação". Depois, sofreu alterações no nome ao menos duas vezes e na gestão de Suely Campos foi nomeado "Crédito do Povo".

No decerto que extinguiu o programa, o governo também revogou todos os atos anteriores que se referiam ao benefício.

Em nota, a secretaria de Comunicação do governo informou que o Crédito do Povo será substituído pelo programa "Renda Cidadã".

"O programa está em fase de elaboração e será lançado nos próximos meses com um novo formato, focado no desenvolvimento de uma rede de economia solidária."

O estado citou ainda que todos os cadastros serão analisados, "a fim de que o benefício de R$ 180 mensais contemple famílias, efetivamente, em situação de vulnerabilidade social."

Decreto extingue o programa Crédito do Povo em Roraima — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acadêmicos da UFRR analisam a participação pública em sessão na Câmara Municipal