Mecias de Jesus quer exclusão de área urbana de Pacaraima da terra indígena São Marcos



Mecias de Jesus quer exclusão de área urbana de Pacaraima da terra indígena São Marcos


Mecias de Jesus: “Conhecemos bem a região e sabemos que a cidade precisa de mais investimentos, por isso apresentei a proposta” – Fotos: Agencia Senado

Aprovado na quinta-feira, 26, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 28/2019) de autoria do senador Mecias de Jesus, que exclui da terra indígena São Marcos a área urbana da sede do município de Pacaraima, no estado de Roraima.

Segundo o autor, a inclusão da área na reserva indígena foi um erro cometido contra o município, pelo qual o Executivo Federal violou a integridade de outro ente da Federação. “Ao aprovar a demarcação, abrangendo completamente a sede do município, limitam-se de tal forma os direitos e as atividades da cidade”, destacou Mecias de Jesus.

A proposta vai proporcionar garantia jurídica aos proprietários com seus títulos definitivos da sua área, residência e comércio.

Para o senador, o projeto visa levar mais desenvolvimento para a cidade, respeitando as demarcações, permitindo assim que o município tenha área própria, o que possibilitaria investimentos em infraestrutura, por exemplo. “Conhecemos bem a região e sabemos que a cidade precisa de mais investimentos, por isso apresentei a proposta. A ideia é que a cidade tenha condições de receber mais recursos nas diversas áreas”, afirmou Mecias.

O texto determina ainda a entrada em vigor do Decreto Legislativo na data de sua publicação, dando o prazo de 180 dias para que o Poder Executivo identifique e demarque a área urbana da sede municipal.

No início de julho, a comissão realizou audiência pública na cidade para que o relatório fosse construído junto com a comunidade local.

Após ser aprovada na CDH com relatório favorável do senador Telmário Mota, a proposta segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

*** 

Fonte: Roraima em Foco/ Editoria Política

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acadêmicos da UFRR analisam a participação pública em sessão na Câmara Municipal

Governador de Roraima extingue benefício social 'Crédito do Povo'