CMBV aprova projeto que proíbe uso de fogos de artifício com poluição sonora superior a 65 decibéis


A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta terça-feira, 03, o Projeto de Lei nº 404/2019, de autoria do vereador Vavá do Thianguá, que proíbe no âmbito do município de Boa Vista a utilização, queima ou soltura de fogos de artifício que causem poluição sonora acima de 65 decibéis. A norma se estende a locais fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados.



O projeto segue uma tendência nacional de respeito aos animais. A voluntária de uma ONG de acolhimento aos animais, Angélica Chaves, considera que a medida é necessária para amenizar o sofrimento dos animais. “Acho que finalmente estão dando atenção aos nossos animais, pelo menos nesse sentido. Fogos de artifício são desnecessários e podemos arrumar outros meios de celebração, sem desrespeitar a saúde de nossos bichinhos”, disse.

A voluntária ressalta que é necessário a busca de outras formas de diversão sem prejudicar a saúde dos cães. “Diria para ter mais empatia e para visualizar melhor a situação. Perdemos animais todo ano por conta das datas comemorativas em que o uso de fogos de artifício é intenso. A “diversão” termina onde o respeito aos animais começa”, ressaltou.

“A gente procurou uma maneira que possa coibir não totalmente os fogos, mas que possamos ter shows pirotécnicos em lugares adequados e não nas proximidades de residências. O projeto vem para regulamentar e organizar essa situação”, destacou o autor da proposta. 


PROPOSTA - A proibição se estende a proibição de bombas, busca-pés, mosteiros, artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora estouros ou estampidos acima de 65 decibéis.


O descumprimento da lei sujeitará o infrator o valor correspondente a um salário mínimo. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. Os valores arrecadados através da multa serão aplicados em programas de ações que abordem a proteção e bem estar dos animais.


OUTROS CASOS - Esse projeto de lei não é novidade no Brasil, em 29 de março de 2019, o deputado Ricardo Izar (PP-SP), criou o Projeto de Lei 6881/17 que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido ou estouro. A proibição vale para áreas públicas e privadas, abertas ou fechadas. 

Em 27 de agosto de 2019, a Câmara de Rio Claro aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Júlio Lopes (PP) que dispõe sobre a proibição da queima e soltura de fogos de artifício com estouros e estampidos no município. No entanto a lei não vigorou, pois ainda está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal (STF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem aos 30 anos da UFRR na Câmara Municipal de Boa Vista

Mecias de Jesus quer exclusão de área urbana de Pacaraima da terra indígena São Marcos

ALERR: Despesas com aluguel de veículos superam 6 milhões